Testes de Soft Skills, Hard Skills e Fit Cultural para seu processo de Recrutamento e Seleção

Testes de Soft Skills, Hard Skills e Fit Cultural para seu processo de Recrutamento e Seleção

Qual método você utiliza para fazer os testes de Testes de Soft Skills para os candidatos às vagas mais importantes da sua empresa?

Seja você um empresário ou um profissional de recursos humanos, provavelmente já ouviu as palavras hard skills e soft skills. Você sabe o que significa?

Soft skills e hard skills são competências ou habilidades que cada candidato possui.

Mas vamos ir mais a fundo sobre esses conceitos para entendermos a importância dos testes de skills e também do Fit Cultural em um processo seletivo.

O que são hard skills? – Testes de Soft Skills

Hard Skills são as habilidades técnicas do candidato. Ou seja, habilidades que podem ser avaliadas através de testes e comprovadas através de diplomas, certificados ou experiências que comprovam os requisitos técnicos.

Hard skills são habilidades aprendidas e aprimoradas através da prática, repetição e estudo.

As hard skills são essenciais porque aumentam a produtividade e a eficiência dos funcionários e, consequentemente, melhoram a satisfação dos líderes.

O que são soft skills? – Testes de Soft Skills

As soft skills são consideradas um complemento das hard skills, que se referem aos conhecimentos e competências profissionais de uma pessoa.

As soft skills têm mais a ver com quem as pessoas são (suas competências) do que com o quê elas sabem.

Como tal, elas abrangem os traços de caráter que decidem o quão bem uma pessoa interage com as outras, como decidem, como lidam com adversidades, pressão e, geralmente, são uma parte definida da personalidade de um indivíduo.

 

Em um mercado de trabalho competitivo , os funcionários que demonstram ter uma boa combinação de hard e soft skills aderentes às suas vagas, costumam ver uma demanda maior por seus serviços. Normalmente são os mais atarefados na organização.

Veja também: Tech Recruiter: Como contratar os melhores profissionais de TI?

Testes de Soft SkillsOs empregadores procuram um equilíbrio entre hard skills e soft skills ao tomar decisões de contratação. Elas definem habilidades sociais importantes para a carreira.

Ao se comunicar com clientes em potencial, por exemplo, os profissionais com habilidades sociais mais definidas e aguçadas podem sair da sua zona de conforto e fazer apresentações mais atraentes, mesmo que seu trabalho específico não seja em vendas ou marketing.

Outra habilidade social valorizada é a capacidade de treinar colegas de trabalho em novas tarefas.

Teste de Fit Cultural

O Fit Cultural está rapidamente ganhando popularidade no setor de recursos, não apenas como tópico de conversa entre os profissionais de RH.

Ele é uma forma rápida de se cruzar o Soft Skills com a cultura da organização, identificando candidatos que têm mais potencial de aderência à vaga.

Pesquisas científicas comprovam que funcionários felizes e realizados no local de trabalho não apenas apresentam melhor desempenho, mas também têm maior probabilidade de trabalhar para a empresa por mais tempo.

Importância dos testes para recrutamento e seleção

Embora as entrevistas por competências sejam uma ferramenta poderosa no processo de seleção, as avaliações são uma diretriz no processo de tomada de decisão e elas devem vir antes das entrevistas justamente para uma boa seleção de quem será entrevistado na próxima etapa.

Os testes aplicados medem concentração, distração, inteligência, personalidade, etc.

Eles são utilizados para avaliar e observar diferentes aspectos emocionais, como: tensão durante o estresse, se o profissional prioriza qualidade ou quantidade, se é reservado ou extrovertido, como se comporta diante de problemas, situações perigosas, como viver em um grupo, entre outros.

Veja também: Recrutamento e seleção Online: Conheça a Rankdone!

O que você pensa a respeito dos testes de soft skills, hard skills e fit cultural no seu processo de recrutamento? Já existe essa prática dentro da sua empresa? Pretende utilizar?

Com uma biblioteca privada e exclusiva contendo quase 4000 testes de hard e soft skills, a Rankdone é uma plataforma de testes online que visa o ranqueamento dos candidatos de maneira assertiva, ágil e sem vieses.

Quer encontrar o colaborador ideal para sua empresa através de um processo seletivo que possua testes específicos que avaliem com mais precisão os candidatos?

Entre em contato com um de nossos colaboradores através de nosso site ou Whatsapp e saiba mais sobre!

 

Rankdone: Plataforma de testes online, recrutamento e seleção para um RH ágil e moderno.

Selecione o melhor entre os melhores com a nossa plataforma de Recrutamento e Seleção.

EXPERIMENTE AGORA!

Anterior Software | Plataforma inteligente de testes para candidatos em processos seletivos!
Próxima Dicas de como encontrar (e contratar) o Desenvolvedor de Software ideal!

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 185 posts

Gerente de Marketing e Relacionamento da 4Linux e da Rankdone, com mais de 11 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Recursos Humanos

Por que aplicamos poucos testes de recrutamento em profissionais?

Aplicar testes de recrutamento é o caminho natural para seleção de candidatos a vagas de emprego. Minha filha de 17 anos prestará vestibular ( vários testes…) em dezembro deste ano

Testes para RH

Mapeamento de Perfil: Entenda sua importância na diminuição da rotatividade de colaboradores!

Os departamentos de RH geralmente contratam de forma reativa. Ou seja, eles só procuram preencher as vagas à medida que são abertas. O recrutamento e seleção deve ser realizado de

Testes para RH

Testes de Processo Seletivo: Conheça os erros mais comuns.

Os Testes de Processo Seletivo avaliam habilidades essenciais para a vaga, permitindo que você tome decisões de contratação mais informadas.  Ao incorporar os testes pré-contratação desenvolvidos profissionalmente no processo de