Comprar testes de recrutamento prontos ou elaborar internamente? Qual a melhor solução?

Avatar do autor
Joyce Bambach Luiz
  • Ícone de um calendário
    20, mar, 2018
  • Ícone de um relógio
    2 min de leitura
  • Ícone de uma visualização
    360 Views
Navegue por tópicos
Compartilhar

Sempre que é necessário preencher uma vaga o departamento de RH enfrenta uma série de desafios. Primeiro, o de selecionar os currículos que se encaixam aos propósitos da vaga. Em muitos casos, na intenção de captar os melhores profissionais, milhares de currículos chegam dos mais variados sites especializados. E aí entra a grande dúvida: como filtrá-los? A saída é um teste para filtrar os candidatos, mas deve-se prepará-lo ou comprá-lo pronto? Em departamento já tão saturado em tantas atribuições, como otimizar o tempo e fazer a melhor escolha?

Comprar testes de recrutamento prontos

Se é necessária a contratação de um profissional urgente, e não há tempo hábil para elaboração de um teste que possa filtrar os milhares de currículos que chegam, pode ser que comprá-lo pronto na internet seja a melhor solução. Neste caso, deve estar atento ao que estes testes oferecem em termos de solução, tais como informações de cadastro, questões e exercícios propostos e etc. Esta dinâmica deve estar devidamente enquadrada nos requisitos que a vaga exige, até porque, se os candidatos que possuem interesse e são excelentes profissionais, não encontrarem um teste condizente, também não verão sentido em disputar a vaga. Por outro lado, estes testes, mesmo sendo mais relacionados à área de atuação a qual a vaga é ofertada, podem não trazer todas as informações e conteúdos que serviriam para filtrar melhor os candidatos, tais como aptidões, habilidades, conhecimentos técnicos e outros. E por mais inteligente que o candidato seja, há o risco de selecionar alguém que não tenha muito conhecimento com a área a qual pretende ingressar. Por isso, a atenção ao adquirir um teste pronto, dependendo da urgência da empresa em contratar um novo profissional, deve ser extrema, a fim de que ambos os lados saiam beneficiados.

Testes de recrutamento elaborados internamente

Caso haja disponibilidade, esta é uma ótima opção, primeiro, porque o RH poderá preparar um teste específico para a área de atuação do profissional, com informações mais técnicas, precisas e que sejam contempladas em diversos exercícios e questionários. Dá um pouco mais de trabalho, mas em compensação, é mais vantajoso, pois garante uma ótima contratação, muito mais segura. Ao contrário do RH que deseja comprar testes de recrutamento prontos pela internet, o departamento que prepara internamente o seu próprio teste, não generaliza na hora de filtrar os candidatos, sendo aí a grande vantagem sobre a outra opção. Na segunda opção, o RH prepara o teste internamente, com as informações mais pertinentes à vaga, e depois, apenas tem o trabalho de chamar para uma próxima etapa, aqueles que tenham atingido as metas do teste. Assim, fica claro que, dependendo da urgência da empresa, e das necessidades específicas da vaga disponibilizada, preparar internamente um teste de recrutamento em vez de comprar testes de recrutamento prontos, pode ser muito melhor para escolher mais rapidamente e com mais assertividade, o melhor candidato a esta vaga.Imagem Inserida
Compartilhar
Rankdone recomenda

Conteúdos para elevar o seu Recrutamento e Seleção!

Separamos os principais artigos sobre R&S para você!


Rankdone NewsLetter. Imagem de uma carta aberta com o logo da Rankdone na parte de cima
Inscreva-se para receber uma dose semanal de conteúdos grátis no seu e-mail!
plugins premium WordPress