Recrutamento e seleção durante e pós-Covid-19: 4 dicas para efetuar

Recrutamento e seleção durante e pós-Covid-19: 4 dicas para efetuar

Com a pandemia da Covid-19, muitas coisas mudaram no ambiente corporativo. Trabalhar em home office se tornou algo bem comum e as ferramentas digitais fazem cada vez mais parte dessa nova realidade.

Na área de recrutamento e seleção, isso não é diferente. Muito embora algumas empresas estejam com atividades reduzidas, a necessidade de atrair novos talentos pode surgir a qualquer momento.

Sendo assim, é muito importante contar com um RH estratégico, que tenha boas ações para aplicar durante e depois desse período tão crítico. Para ajudar, confira algumas dicas que o setor pode efetuar!

  1. Invista na aplicação de testes online

Aplicar testes online é uma excelente maneira de avaliar habilidades técnicas e competências comportamentais de candidatos. Se ministrados através de um software, você contará com registros e comparativos que permitem uma análise de perfil bastante assertiva.

De acessibilidade simples tanto para candidatos quanto para avaliadores, os testes podem ser feitos de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Essa é uma ótima etapa para ser aplicada antes de entrevistas mais elaboradas, e tem resultados compartilháveis com a gestão para se chegar a um parecer final.

  1. Realize entrevistas em vídeo

A tecnologia pode e deve ser usada para economizar tempo. Algo que é muito importante quando se trata de recrutamento e seleção, já que o setor precisa lidar com processos geralmente longos e detalhados. Sendo assim, por que não continuar a investir em entrevistas em vídeo?

Essa é uma medida muito adotada nesse momento de pandemia, devido às recomendações de distanciamento e isolamento social. 

No entanto, elas são ágeis, ajudam o candidato a poupar recursos de deslocamento, e permitem muito mais flexibilidade na agenda dos recrutadores. Sendo assim, vale a pena manter a ferramenta mesmo pós-Covid-19. 

  1. Reavalie seus processos de recrutamento e seleção

Durante esse momento crítico, ainda é muito importante reavaliar seus processos de recrutamento e seleção

Tire um momento par revisar seus indicadores e verificar quais são os principais problemas das equipes em meio aos desafios da adaptação, especialmente aquelas em trabalho remoto.

A tendência é que a transformação digital tome conta de todos os setores da empresa em um ritmo bastante rápido. 

Por isso, vale a pena inserir novas ferramentas, plataformas e recursos digitais na rotina, sempre que possível, para que essa mudança seja implementada gradualmente e sua empresa continue preparada assim que tudo se normalizar. 

  1. Mantenha toda a equipe bem atualizada

Nesse momento de crise, é muito importante que a equipe se mantenha bem atualizada. Ficar de olho nas informações sobre a situação ao redor do mundo e sobre as novidades do setor é de suma importância para ajudar a organização a sobreviver e não ficar estagnada. 

É possível continuar a fazer cursos e treinamentos online, além de participar de eventos virtuais em tempo real. 

Essa troca de informações é muito importante e ajudará o RH a entender melhor os novos métodos de recrutamento e seleção online e escolher as aplicações adequadas para que a empresa continue assertiva em suas contratações.

De fato, este contexto é muito desafiador para o RH, para o mundo corporativo e para os responsáveis pelo recrutamento e seleção da empresa. No entanto, com essas dicas em prática, será mais fácil fazer parte dessa transformação digital com sucesso e colher bons frutos em um futuro próximo.

Quer continuar atualizado a respeito dessas novidades indispensáveis para o setor de RH? Acompanhe nossas páginas no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn para se informar ainda mais.

 

Anterior Como publicar e gerenciar anúncios de vagas em uma plataforma de recrutamento e seleção?
Próxima Como implementar a cultura de feedback empresas?

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 186 posts

Gerente de Marketing e Relacionamento da 4Linux e da Rankdone, com mais de 11 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Recursos Humanos

Caça Talentos Melhor Idade 

Foram selecionados os 20 candidatos com mais de 50 anos para participar da terceira fase do Caça Talentos Melhor idade, projeto de 4Linux e Rankdone – em parceria com a

Recursos Humanos

Você é desenvolvedor e gostaria de se mudar para São Paulo?

Caça Talentos – Desenvolvedor Pleno – “Mude para São Paulo” A 4Linux em parceria com a  Rankdone – selecionará até 10 candidatos, com disponibilidade para se mudar para São Paulo,

Recursos Humanos

Saiba como usar a gestão de pessoas para diminuir a rotatividade

A alta rotatividade de funcionários é, sem dúvida, um dos maiores desafios da gestão de pessoas no ambiente corporativo. Para que uma empresa seja competitiva no mercado, a captação e