Em dias atuais, é cada vez mais importante identificar talentos para uma empresa. Atrair colaboradores com esse perfil é tão importante quanto retê-los, para que o sucesso do negócio continue a aumentar.
Por vezes, também é preciso que um colaborador com habilidades específicas seja recrutado para determinada atividade. E, a partir dela, ele pode ser redirecionado para outras funções nas quais conseguiu se destacar.
O que é bom para ele, que tem a oportunidade de crescer e experimentar novas chances. Mas como, afinal, fazer essa identificação? Confira algumas dicas!
-
Invista em atividades para identificar talentos
Lembre-se que em sua empresa pode trabalhar um profissional extremamente talentoso, mas que ainda é tímido. Por isso, planeje atividades desafiadoras, para permitir que esse tipo de perfil de destaque.
Desenvolva tarefas e projetos de maior complexidade, para que ele também tenha a chance de se descobrir. Essa é uma excelente maneira de ajudá-lo a mostrar habilidades e competências e de se sentir valorizado pela organização.
-
Reconheça características essenciais ao negócio
Identificar talentos significa perceber características em comum com os objetivos da empresa. Como, por exemplo, a capacidade de lidar com crises, tomar boas decisões e exercer um poder de comunicação exemplar.
A depender do contexto empresarial, elas podem variar, mas o importante mesmo é que os profissionais que as carregam sejam reconhecidos. Assim, eles poderão usá-las a favor do negócio, mas também de seu próprio crescimento profissional e com a certeza de receberem apoio constante para tanto.
-
Analise o desempenho de cada colaborador
Como cada colaborador atua em relação ao negócio? Quais são os resultados gerados? E como ele faz para se destacar dos demais? É muito importante analisar as respostas dessas perguntas na hora de identificar talentos. Em caso de uma entrevista ou futura contratação, isso pode ser observado nas experiências passadas do candidato.
Assim, fica mais fácil perceber quem está realmente comprometido com a causa e quem está disponível para assumi-la. Você também pode aplicar testes e questionários periódicos para acompanhar a atuação da equipe e identificar possíveis falhas, como causas de desmotivação e problemas internos.
-
Disponibilize oportunidades de desenvolvimento
Por vezes, um talento precisa ser estimulado para se desenvolver. Não apenas com desafios, mas também com oportunidades concretas, por meio de novos cargos de responsabilidade ou benefícios salariais mais atrativos.
Essa pode ser a porta de entrada para que eles sejam incentivados para buscar mais conhecimento em cursos e workshops de aperfeiçoamento e continuem a melhorar cada vez mais suas habilidades. Dessa forma, todos saem ganhando.
Por fim, não se esqueça de contar com uma ferramenta para cadastrar profissionais. Tanto os que já são efetivados pela empresa quanto aqueles que fizeram algum tipo de entrevista ou processo seletivo, mas não foram selecionados de imediato.
Assim, você poderá identificar talentos também no futuro ou para situações imediatistas, com a garantia de ter excelentes profissionais na equipe. E, por falar nisso, você sabe otimizar o recrutamento e seleção da área de RH? Se não, faça também essa leitura e descubra tudo sobre o tema!