Quanto mais tempo você ficou no RH, mais reclamações você ouviu. O RH é um dreno nos recursos. O RH é um centro de custo, O RH está em vermelho no resultado final. Os profissionais de RH podem ter dificuldade em divulgar seu valor, mas o valor está lá. O Departamento serve duas funções: conformidade e desenvolvimento. Mas, para a maioria dos profissionais de RH, a conformidade toma a maior parte do seu tempo, deixando o desenvolvimento, que tem o potencial de somar aos resultados, à margem.
Considere a evolução do RH. Inicialmente, o trabalho era principalmente uma função de contabilidade: contratar e fazer a folha de pagamento. À medida que a necessidade de contratar funcionários mais cuidadosamente cresceu, assim aconteceu com o Departamento Pessoal. A legislação e problemas de segurança evoluiu o RH para o modo conformidade: com a necessidade de aderir à investida da legislação que isola a companhia da sua equipe e da profissão legal. Para firmas que nunca foram objeto de reclamação de funcionários, o RH é visto como um dreno nos recursos e um estraga-prazeres versátil. Para aqueles que foram processados, eles são um mal necessário para manter os lobos à distância.
Outra mudança nos traz a Aquisição de Talento, Oficiais de Felicidade Plena, e uma série de outros títulos criativos designados a recriar a função novamente, não só como um departamento baseado na conformidade, mas como um que simultaneamente proteja a companhia disso e valorize seu Capital Humano. Também testes online para candidatos, que visa otimizar em chamar para entrevistas somente os que possuem habilidade técnica para a vaga. O RH foi perguntado porque eles não estão desenvolvendo a equipe: integração, realização de pesquisas, aumentar o envolvimento, desenvolver a ascensão e sucessão de planos. Durante todo o tempo, o aspecto conformidade do trabalho aumenta.
Uma nova mudança está no ar. As funções do RH estão sendo terceirizadas de maneira online a um ritmo alarmante: substituído por provedores online que usam folha de pagamento, dão benefícios e mais. As companhias online competem por uma fatia do mercado, elas vão também querer o seu cargo de diretor? Profissionais de RH experientes deveriam ver esta tendência mais como uma benção do que uma maldição.
O que você pode conseguir se as funções inferiores como desperdício de tempo, funções de conformidade do RH estivessem fora de sua mesa? Se você pudesse realmente passar o tempo desenvolvendo a equipe como indivíduos, grupos, times, e no geral? Que valor isso teria para a companhia?
Assim como a colocação de empregos online acelerou o processo de recrutamento, os software e SaaS podem acelerar ou eliminar o trabalho pesado e permitir que os profissionais se direcionem para o desenvolvimento da equipe. Com tudo que sabemos apenas sobre o valor do envolvimento dos funcionários, se os profissionais de RH argumentarem que a terceirização lhes dará tempo para focar nessas tarefas, o RH hoje poderia ser preparado para se tornar um centro de lucro. O argumento deve ser feito, que dada a habilidade de terceirizar as tarefas básicas, eles podem se deslocar para o trabalho de valor agregado que aumenta a fonte de maior valor que uma companhia tem – seus funcionários.
A pergunta para os profissionais de RH hoje não é se eles serão terceirizados, é qual tarefas eles escolhem para terceirizar a fim de liberar tempo para se concentrar em seu valor: o desenvolvimento da equipe que impulsiona a empresa para o sucesso. Será você substituído por um algoritimo ou você os usará para aumentar o seu poder na companhia?
Descubra como o Rankdone via testes online para candidatos pode reduzir custos e otimizar recursos para contratar para TI, Finanças, Vendas e uma gama de outras vagas pois assim você poderá se dedicar a tarefas mais lucrativas.