É preciso usar testes de lógica somente onde ele adiciona valor. Hoje são pouquíssimos os casos para a maioria das vagas do mercado.
Alguém pode pensar “nossa, uma plataforma de testes online afirmando isso?” Sim! A verdade é que eles são os piores testes para avaliação e seleção de candidatos nas funções que estão concorrendo. Por exemplo, não é possível selecionar bons estagiários da área do direito com um teste de lógica. Não faz sentido. Embora os testes de soft skills mostrem se o candidato combina com a cultura da empresa, eles não apontam se o candidato tem o conhecimento necessário para a vaga.
Avaliar um candidato por entrevista é útil. Mas para um processo seletivo com 50, 300 participantes, você precisará de uma plataforma online para te auxiliar.
Ou seja, ao montar um processo de recrutamento e seleção, sabemos que testes de hard skills são essenciais. Assim, a avaliação do candidato será completa.
Quer entender melhor por que acreditamos que em processos de recrutamento e seleção os testes de lógica são ruins e espantam os candidatos bons? Então continue lendo!
O teste precisa ter relevância com a vaga.
Veja as duas questões abaixo. Qual delas você acha que é mais relevante na hora de selecionar um candidato trainee ou júnior da área do direito? Ou para assistente de RH que vai apoiar as atividades de admissão de colaboradores?
Questão 1: Relacionada à função que a pessoa contratada irá desempenhar:
Questão 2: Questão de lógica:
Existe alguma dúvida de que a questão de lógica vai punir bons candidatos?
Esse é o problema que está ocorrendo durante a seleção de candidatos. Como mostrado no exemplo acima, a maioria das vagas estão pedindo testes de lógica e são poucos os candidatos que passam.
Mas isso não está acontecendo apenas com as vagas que utilizamos como exemplo. Atualmente, está acontecendo na área de Marketing, Vendas, SAC, Administração, Inovação etc.
Testes de lógica tem mais de 100 anos! É preciso mudar!
A história da criação dos testes de lógica começa nos anos de 1920. Na época, um professor chamado Edward Thorndike, criou um teste que mediria o quão bem as pessoas podiam raciocinar. Portanto, os testes de lógica são baseados em algoritmos e, dessa forma, são considerados objetivos. Dessa forma, as pessoas que fazem esses testes são consideradas lógicas, pois conseguem passar no teste. No entanto, a lógica não é tudo. Ou seja, esse tipo de teste tem mais de 100 anos!!!
E qual o problema em utilizá-los?
Acima de tudo, os testes de lógica não avaliam as atividades e funções que a vaga pede. Ou seja, os testes de lógica tendem a favorecer apenas as pessoas que são mais lógicas. Porém, o RH escolhe os testes de lógica porque são os testes que a maioria dos ATS (applicant tracking system) possuem na sua base. A maioria dos ATS não possui testes de especialidade para avaliar os candidatos com assertividade, de acordo com as funções que eles vão trabalhar. Eles simplesmente não têm isso pois custa caro desenvolver e isso pune candidatos.
No caso do exemplo citado anteriormente, o adequado seria o RH escolher um teste que avalie as funções que o candidato escolhido iria exercer. Isto é, um teste que avalia o conhecimento necessário para ser contratado!
Os Testes de Especialidade são aqueles que medem o quanto a pessoa conhece das tarefas e das atividades que realizará. Eles são difíceis de serem criados. No entanto, o uso do teste adequado para avaliar os conhecimentos técnicos que os candidatos têm na área faz com que o processo de recrutamento e seleção mude radicalmente porque apontará como mais clareza aqueles que performariam melhor na área.
É necessário ter precisão ao avaliar um candidato!
Imagine que você vai selecionar um vendedor. Você usaria um teste de lógica? Na nossa visão isso seria um erro. O Teste de Lógica no máximo vai avaliar se o candidato é bom de raciocínio lógico. Mas não o avaliará no sentido de saber se ele bate ou não metas de vendas. O correto é escolher um teste que avalia o quanto ele conhece técnicas de vendas como Receita Recorrente, Spin Sales, Inbound, Outbound, etc.
O mesmo vale para inúmeras outras áreas: Marketing, Finanças, Saúde, etc.
Se você ainda está em dúvida, imagine o processo seletivo de enfermeiro. Quem usar teste de lógica para selecionar enfermeiros e não testes de enfermagem, estará cometendo um erro que poderá comprometer a segurança da vida de pacientes.
E o que os candidatos acham?
Nós da Rankdone realizamos uma pesquisa com candidatos perguntando se, durante a realização do processo seletivo, eles preferiam realizar testes de lógicas ou testes de especialidade. 69.5% dos candidatos preferem testes de especialidade.
Ser avaliado de acordo com os conhecimentos que realmente serão necessários para a vaga traz mais segurança para o candidato. A aplicação de testes de lógica afasta candidatos bons. A maioria dos candidatos bons entenderam que testes de lógica estão defasados e querem ser avaliados pelo que realmente se preparam para exercer.
Qual a saída?
Ainda não inventaram nada melhor que testes para dar igualdade de oportunidades para os candidatos competirem numa vaga. Não é perfeito devido às deficiências do Estado em relação à educação da população mas testes ainda permitem uma certa igualdade de oportunidade de competição. Apenas um teste de soft skills não garante que o candidato passe em uma entrevista mais técnica com o gestor da vaga. A saída é o RH começar a exigir dos seus ATSs testes de especialidade (com ou sem os testes de soft skills). Ou ele mesmo começar a usar esses Testes de Especialidades já integrados no seu ATS. A Rankdone tem esse recurso para se integrar a qualquer ATS levando os testes de especialidade à estes ATS. Os Testes de Especialidade detectam o quanto o candidato sabe desempenhar as funções ou parte delas ao momento que iniciar a vaga.
A Rankdone tem na sua base mais de 4.000 testes de especialidade para as mais diversas áreas. São mais de 40.000 questões sobre finanças, marketing, vendas, enfermagem, logística (não lógica), mecânico etc. Nossos clientes têm a consciência desta informação na escolha dos testes para o processo seletivo. A maioria não escolhe testes de lógica para qualquer função, afinal, a meta é avaliar com precisão cada candidato. A Rankdone também permite que qualquer ATS se plugue à ela.
Se você usa um ATS ou não, recomendamos que experimente a Rankdone gratuitamente para sua vaga! Você vai sentir uma enorme diferença de candidatos ao não escolher um teste de lógica para seleção. Os próprios candidatos agradecerão.
Fale agora com um de nossos especialistas através do whatsapp e saiba mais sobre como a Rankdone pode te ajudar a encontrar o melhor entre os melhores!
Rankdone: Plataforma de testes online, recrutamento e seleção para um RH ágil e moderno.
Selecione o melhor entre os melhores com a nossa plataforma de Recrutamento e Seleção.
[button link=”https://rankdone.com/” size=”default” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”9354f0″ textcolor=”000000″]EXPERIMENTE AGORA![/button]