Em tempos de pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a passar do trabalho presencial para o home office. A ideia agradou tanto que empresas têm investido cada vez mais não só no trabalho 100% remoto, mas também no trabalho híbrido, uma variante do home office que te apresentaremos a seguir.
O que é a forma híbrida de trabalho?
É uma modalidade de trabalho que intercala o home office com o trabalho presencial. Ele pode ocorrer em dias intercalados da semana ou em intervalos quinzenais, por exemplo.
A forma de trabalho híbrido ganhou popularidade durante o período de quarentena, e tem tudo para ganhar ainda mais força no pós-pandemia, já que conquistou muitos colaboradores. Pudera, as suas vantagens são muitas, com veremos a seguir.
Vantagens da forma híbrida de trabalho
Mais qualidade de vida
O trabalho híbrido traz mais tempo disponível aos colaboradores, já que não haverá a necessidade de deslocamento, assim como perda de tempo no transporte público ou no trânsito, fatores que por si só já são bem estressantes para o funcionário.
Mais relaxado, o colaborador estará apto a entregar um trabalho de melhor qualidade, pois fatores como sobrecarga e estresse influenciam no seu foco e atenção, prejudicando o seu desempenho como um todo.
Esse é um ponto de muita importância, pois um colaborador que entrega bons resultados para a empresa auxilia diretamente nos resultados a médio e longo prazo da organização, ou seja, ambos os lados ganham.
Corte de gastos
O trabalho híbrido traz a redução de gastos corriqueiros, como água, luz, internet, dentre outros insumos para a manutenção do prédio. O corte também poderá ser feito nos benefícios, já que não havendo a necessidade de deslocamento diário, o vale transporte poderá ter a sua verba reduzida sem maiores prejuízos ao colaborador.
Redução de faltas e atrasos
Os índices de absenteísmo, ou seja, de faltas e atrasos, serão reduzidos drasticamente com a adoção do trabalho híbrido, já que obviamente, não haverá justificativa para que tal fato ocorra, a não ser que algo muito grave tenha acontecido.
Desvantagens do trabalho híbrido
Sobrecargas de tarefas
Pelo fato do funcionário estar em casa, muitas empresas querem partir para o caminho inverso e sobrecarregar o colaborador de tarefas só pelo fato de ele estar em home office. Isso, além de ser abusivo, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de doenças emocionais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout.
Assim, devemos pensar que o trabalho híbrido tem o conceito de trazer mais flexibilidade e qualidade de vida ao trabalhador, e não ao contrário, por isso, veja o home office como um investimento para a retenção do quadro de funcionários, pois a qualidade de vida tem sido uns dos itens mais valorizados no mercado de trabalho, sendo assim, use-o para atração e retenção de talentos.
Precariedade de recursos
Um ponto contra o trabalho híbrido é a falta de infraestrutura na casa do colaborador, já que nem sempre ele pode ter os melhores equipamentos e nem a melhor conexão com a internet. Logo, a empresa deverá fornecer os equipamentos necessários para que se exerça a função em casa sem comprometer a qualidade do trabalho, assim como auxiliar no custeio de luz e internet de qualidade.
Falta de comprometimento do trabalhador
Infelizmente, o trabalho híbrido pode ser levado com falta de disciplina por parte do colaborador, pois o ambiente caseiro pode ser um empecilho para que ele enxergue que está no seu horário de expediente. As consequências disso poderão ser falta de foco e displicência com as tarefas. Sendo assim, os gestores deverão ficar atentos em relação à disciplina e rendimento dos colaboradores.
A forma híbrida de trabalho tem sido amplamente adotada em grandes, médias e pequenas empresas, e o feedback tem sido positivo entre a maioria dos colaboradores. Por isso, vale muito a pena estudar a sua inclusão para acompanhar as tendências e agradar seu time de funcionários.
Quer continuar atualizado a respeito dessas novidades indispensáveis para o setor de RH? Acompanhe nossas páginas no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn para se informar ainda mais.