Desde o início do século XXI estamos vendo muitas mudanças, sejam na sociedade, no mercado, nas relações de trabalho e na política. Todas essas mudanças são efeitos do uso que fazemos da tecnologia que nos permite acessar dados – antes não disponíveis – com muita facilidade. A Revista The Economist apontou em Maio de 2018 que as empresas como Google, Facebook, Apple, Amazon têm mais valor que a indústria de petróleo e que ‘dados’ são o novo petróleo.
As estratégias de empresas dependem cada vez mais desses dados para seu crescimento. Isso afeta profundamente a área de Recursos Humanos, essas mudanças atingiram diversas atividades na área como, controle da folha de ponto dos funcionários, folha de pagamento e gestão de funcionários . As mudanças pelas quais estamos passando dependem de pessoas e não ocorrem sem contratações e demissões de pessoas. Ela ocorre lentamente se pessoas não estiverem nas posições certas alinhadas com suas competências. Isso obriga o RH a se posicionar nessa cultura de inovação, tecnologia e dados. Veja abaixo 3 estratégias para o futuro do RH relacionadas a plataformas de Recrutamento e Seleção Online:
1 – O RH precisa abraçar tecnologias e dados
Plataformas de Recrutamento e Seleção Online são tecnologias fundamentais para captação de dados de candidatos à emprego. Receber currículos por email, não apenas atrasa o trabalho do RH como mostra que a empresa em si não acredita em tecnologia, afugentando bons candidatos. Se a empresa é digital e o RH não é, isso mostra outro problema. Mostra um RH que não é forte para angariar soluções para a sua área e com isso fortalecer a estratégia da empresa.
2 – O RH orientado a dados
Se é possível colher dados com softwares de Recrutamento e Seleção online, porque não transformar esses dados em informações para tomada de decisão? Não basta apenas colher os dados dos currículos. É preciso analisá-los, é preciso também avaliar o quanto cada um dos candidatos sabem de determinados assuntos e para isso pode-se aplicar testes nessas plataformas de Seleção Online. Nenhuma plataforma de Recrutamento e Seleção online terá tudo que o RH precisa, mas muitos outros softwares podem plugar-se nestas plataformas para melhorar a tomada de decisão do RH. Softwares de Testes de Candidatos é uma delas. Ao avaliar o quanto um candidato sabe sobre a área que vai atuar, o RH está transformando um monte de texto em informações para poder ranquear esses candidatos. Claro que nada substitui uma entrevista, mas esse é apenas um exemplo das possibilidades que o RH tem de transformar dados em informação para apoiar decisões que se alinham com a estratégia da empresa.
3 – O RH que entende como a empresa cresce
Sendo o RH mais digital, orientando as decisões do RH com base em dados e informações, ele pode se aproximar mais facilmente da estratégia da organização para apoiá-lo no crescimento. Talentos são fundamentais para qualquer negócio, mas apenas isso não basta. É preciso organizar as operações apoiada por análise de performance do RH para que as pessoas sejam colocadas nos lugares certos. O RH pode, por exemplo, ter a meritocracia orientada a análise de dados e nesse momento também é possível utilizar a mesma plataforma de recrutamento e seleção que faz o recrutamento externo para o recrutamento interno e com isso analisar com objetividade a escolha da pessoa certa para mudar de área dentro da organização. O recrutamento interno é uma poderosa ferramenta para rapidamente suprir necessidades da empresa para seu crescimento. O RH estando mais próximo da direção, da estratégia das ações da empresa, ele pode também tomar decisões mais rápidas com as ferramentas digitais certas. Avaliações de competência, testes, análise de performance, são algumas das atividades que podem estar disponíveis em dados para tomada de decisão.