O departamento de recursos humanos de uma empresa, independentemente se pequena ou grande, possui uma infinidade de desafios diários e atividades que fazem desta área uma das mais importantes para o sucesso de qualquer negócio.
É de responsabilidade desta equipe fazer a seleção e o recrutamento de novos colaboradores, planejar e realizar treinamentos, desenvolver, divulgar e colocar em prática as mais diversas políticas de gestão da empresa, além de garantir um bom clima organizacional, um ambiente que possibilite crescimento na carreira e a diminuição da rotatividade.
Ou seja, é essencial que a gerência de RH seja eficiente e que esteja sempre atenta tanto às demandas da organização e os objetivos da empresa, quanto em práticas que garantam o bem estar e o desenvolvimento de todos os funcionários.
Por isso, que o foco sempre deve ser na liderança e gestão de pessoas, buscando encontrar formas que garantam não somente uma profissionalização do próprio departamento de recursos humanos, mas também que possibilitem um futuro mais promissor e lucrativo para toda a empresa.
Como fazer isso? O primeiro passo é conhecer a fundo os conceitos de liderança e gestão de pessoas, para somente em seguida poder colocar em prática os seus ensinamentos. Veja a seguir:
O que é liderança?
A liderança é uma característica presente em poucas pessoas, considerada um talento raro. Mas é preciso tomar cuidado para não misturar a liderança com a gestão. Isto é, nem sempre um gestor é um líder, pois não consegue desempenhar um papel diferenciado diante de sua equipe.
Um gestor, é alguém que está a frente de uma equipe, e a coordenação pode ser algo aprendido através da aplicação de algumas técnicas. Por outro lado, um líder possui uma habilidade de conquistar, envolver e influenciar pessoas para que um determinado objetivo seja alcançado. Ele prioriza o trabalho em equipe e evidencia os pontos positivos de cada dos membros de seu time. Um líder é inspirador e age em conjunto.
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas nada mais é do que a reunião de práticas e técnicas que visam a realização de tarefas de um grupo visando um objetivo em comum. Pode ser aplicada somente em um departamento ou vários, dependendo do desenho organizacional de cada empresa.
Reúnem por exemplo, a escolha correta de um determinado profissional para um cargo ou vaga, avaliações de desempenho, colocação de metas , acompanhamento dos profissionais e também decisões a respeito de troca de profissionais, demissões ou promoções.
Cabe ao gestor comunicar objetivos à equipe e mostrar caminhos para chegar lá, assim como manter a motivação de todo um time.
Como aplicar
Liderança e gestão de pessoas funcionam muito melhor quando caminham juntas. Aplicar os conceitos de cada uma delas permite que os resultados sejam muito mais positivos, tanto individualmente quanto para a empresa como um todo, a longo prazo.
Para se tornar um bom líder é preciso compreender as diferenças entre cada um que compõe um time e escolher caminhos que inspirem a todos. Um líder tem como principal diferencial, se tornar um exemplo para a equipe, alguém cujos passos podem ser seguidos com segurança.
O mesmo vale para a gestão de pessoas, que deve ser aplicada de tal forma a garantir que cada uma das pessoas que formam a equipe compreendam para onde estão indo, os motivos pelos quais desempenham cada um dos papéis e o quanto são valorizados.
Quanto mais transparente forem a liderança e a gestão de pessoas, melhor será o clima organizacional, o cumprimento das metas e menor será a rotatividade de funcionários de uma empresa.
Para que você saiba mais sobre como reduzir a rotatividade de pessoal na sua empresa, montamos um passo a passo com estratégias eficientes para diminuir o turnover. Confira!