Não sabe se os testes que escolheu realmente avaliarão com precisão os seus candidatos? Uma Inteligência Artificial pode te ajudar!

Avatar do autor
Joyce Bambach Luiz
  • Ícone de um calendário
    5, ago, 2022
  • Ícone de um relógio
    4 min de leitura
  • Ícone de uma visualização
    329 Views
Navegue por tópicos
Compartilhar

 

A inteligência artificial está se tornando cada vez mais popular entre as empresas. Ela pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas, analisar dados complexos e tomar decisões acertadas. 

A inteligência artificial está transformando a forma como as empresas funcionam e está criando novas oportunidades para elas crescerem e se expandirem… E os processos de recrutamento e seleção não poderiam ficar fora dessa e nesse artigo te explicaremos o por quê!

 

A importância dos testes de especialidade em um processo seletivo

Como explicamos para vocês em um artigo anterior, os testes de especialidade são aqueles que medem o quanto a pessoa conhece das tarefas e das atividades que realizará.

Nenhuma etapa ao longo do processo de recrutamento e seleção é fácil. Mas a escolha dos testes ideais para avaliar os candidatos em uma vaga é uma das tarefas mais importantes. Escolher testes de especialidade que realmente avaliem com precisão as habilidades e conhecimentos que os candidatos precisam ter para exercer a função que estão concorrendo é fundamental para que a seleção seja realizada com sucesso.

Avaliar um candidato por entrevista é fundamental, mas para um processo seletivo com 100, 300 participantes, você precisará de uma boa plataforma online para te auxiliar e o candidato não se sentir excluído. 

Ou seja, ao montar um processo de recrutamento e seleção, sabemos que testes de hard skills são essenciais. Assim, a avaliação do candidato será completa.

 

E como escolher o teste de especialidade ideal?

A melhor maneira de escolher o teste de especialidade ideal para a sua vaga é analisar a job description e ter em mente o que o candidato realmente precisa saber para exercer a função que está concorrendo.

Aplicar testes que não avaliam o conhecimento do candidato – por exemplo, aplicar apenas teste de lógica em uma vaga para vendedor – além de afastar bons candidatos, não trará o resultado esperado por gestores e poderá aumentar o turnover da empresa.

 

Mas o que fazer caso eu não tenha testes de especialidade?

Bom, é aí que a inteligência artificial entra! 

A inteligência artificial é extremamente útil para a criação de testes de especialidade. Ela pode analisar as habilidades e competências necessárias para um determinado cargo e, em seguida, criar um teste que medirá essas habilidades de forma precisa. Além disso, a inteligência artificial também pode ajudar a analisar os resultados do teste e fornecer feedback para o recrutador, permitindo que ele ajuste o teste para obter ainda melhores resultados.

E você sabia que a Rankdone lançou a RIA, Rankdone Inteligência Artificial? Com ela, todos os nossos clientes poderão gerar questões sobre qualquer assunto para tornarem seus processos seletivos mais assertivos e objetivos

Como vocês sabem, na Rankdone, acreditamos que avaliar o conhecimento dos seus candidatos é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo. Afinal, com um teste de especialidade bem estruturado e objetivo, você saberá se as pessoas que estão concorrendo para a sua vaga em aberto realmente têm o conhecimento necessário para aquela função.

Com a RIA você pode gerar questões sobre QUALQUER ASSUNTO e de QUALQUER ÁREA. Ou seja, você terá mais precisão no seu processo seletivo. Não importa o quão específica seja a área, ela consegue gerar questões sobre!

A RIA possui três funcionalidades principais:

  • Gerar questões por conteúdo: O recrutador insere um parágrafo de até 1.000 caracteres e a RIA irá gerar questões sobre o tema desse parágrafo.
  • Gerar questões por assunto: O recrutador insere tópicos relevantes para o seu teste e ela irá gerar questões sobre aqueles temas.
  • Realizará a correção de questões abertas: O recrutador escreverá a pergunta que deseja realizar ao candidato e a RIA irá responder. Caso o recrutador goste da resposta da RIA, ele poderá salvá-la e deixá-la como padrão. Então, a RIA irá corrigir as respostas dos candidatos se baseando na resposta padrão salva pelo RH, dando uma nota final.

Com a RIA, ficou mais fácil criar um processo seletivo que realmente avaliará o conhecimento específico dos seus candidatos!

Se você tiver interesse de conhecer a RIA para usá-la na sua empresa e inovas o seu processo seletivo, envie um e-mail para info@rankdone.com.

 

 

Rankdone: Plataforma de testes online, recrutamento e seleção para um RH ágil e moderno.

Selecione o melhor entre os melhores com a nossa plataforma de Recrutamento e Seleção.

[button link=”https://rankdone.com/” size=”default” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”9354f0″ textcolor=”000000″]EXPERIMENTE AGORA![/button]

 

 

Compartilhar
Rankdone recomenda

Conteúdos para elevar o seu Recrutamento e Seleção!

Separamos os principais artigos sobre R&S para você!

Rankdone NewsLetter. Imagem de uma carta aberta com o logo da Rankdone na parte de cima
Inscreva-se para receber uma dose semanal de conteúdos grátis no seu e-mail!