Me perdoem por não escrever um texto feliz para o dia dos pais de 08/08/2021.
Um dia destes, anoitecendo, voltando de uma livraria próxima da minha casa com minha família, passamos por outra família que revirava o lixo. Os 4 filhos estavam sentados, em fileira, na calçada aguardando a mãe ou o pai acharem o que comer no lixo. O pai estava com metade do corpo dentro de um saco preto.
A menina mais nova, sentada, da idade da minha filha, nos acompanhou com os olhos quando passamos por eles. Fiquei com vergonha da minha situação privilegiada e com vontade de pegar a menina no colo. Voltei e dei o dinheiro que tinha para ela. Daria para toda família comer razoavelmente bem pelo menos aquela noite. Outro dia no mesmo local, lá estavam eles. Fiz a mesma coisa. Depois disso, nunca mais os vi.
A pirâmide do psicólogo americano Abraham Maslow que todos nós estudamos na faculdade, também conhecida como a Teoria das Hierarquias das Necessidades, tem 5 níveis. O primeiro nível e o principal para satisfazer níveis superiores, é o fisiológico. Nele precisamos de coisas muito básicas como água e comida por exemplo. Sem atender o fisiológico o ser humano padece e simplesmente deixa de ser humano.
O Brasil é o segundo maior exportador de comida. Golaço! Claro que o Real barato em relação ao Dólar, ajuda muito. Mas uma parte de nossa população passa fome. Em matéria do jornal Estadão de 01 de Agosto de 2021, “Quase um quarto dos brasileiros – 23,5% – enfrentou insegurança alimentar moderada ou severa entre 2018 e 2020, segundo estudo recente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).”
Com a inflação e o desemprego em alta, alguém consegue imaginar que o quadro acima tenha diminuído? Claro que piorou. Sobre o desemprego, tenho uma visão mais próxima ainda da realidade. O número de candidatos por vaga está aumentando na
Rankdone.
Claro que o agronegócio não é culpado por esta catástrofe. Pelo contrário. Ele produz o alimento que mata a fome. Mas o congresso não priorizar ações urgentes, emergentes, cruciais, para ontem com políticas públicas para combater a fome que assola o Brasil nesse momento, é o mesmo que tomar “7 gols”. Contra inclusive.
Não faltam notícias de projetos de Brasília que são priorizados para aumentar gastos parlamentares às custas dos impostos dos brasileiros, da noite para o dia. É um descaso com o próprio País onde estes parlamentares nasceram.
Espero que tenhamos um 08/08/2021, dia dos pais, com menos fome.
Em tempo:Vacina já!