Com esse método, não somente é possível corrigir erros, mas também aprimorar métodos já executados para entregar sempre os melhores resultados. Leia mais sobre o PDCA a seguir.
O que é ciclo PDCA?
Também conhecido como ciclo de Shewhart ou de Deming, o método PDCA consiste em uma prática cíclica, ou seja, uma prática constante, que gira em torno do monitoramento detalhado de cada setor em uma empresa, seja departamento pessoal, finanças, administrativo e por aí vai.
A intenção do PDCA é acompanhar de perto como se dá cada processo para assim, aplicar correções e melhorias, sendo muito útil, inclusive, na prevenção de falhas, e pode ser implementado em qualquer tipo de negócio, tanto em pequenas, médias ou grandes empresas. Essa prática também é utilizada internacionalmente, sendo muito difundida no meio corporativo.
Como aplicar o ciclo PDCA?
A aplicação do PDCA consiste em 4 etapas, que são:
- (Plan) Planejar.
- (Do) Executar.
- (Check) Conferir.
- (ACT ou Adjust) Agir.
Vamos conferir do que se trata cada uma das etapas a seguir.
P: planejar
Essa é a primeira etapa e a mais importante na aplicação do ciclo PDCA, pois a sua má execução pode causar um efeito dominó no restante das estratégias da metodologia.
Nessa etapa, serão avaliados quais aspectos a empresa deseja ou necessita aprimorar. Esses aspectos já podem estar predefinidos ou não, mas caso ainda não esteja muito claro, a análise de pareto pode ser uma boa ferramenta para identificar nuances importantes que precisam ser melhoradas, mas, que até o momento, passaram batido.
Identificado o problema, ainda nesta etapa, serão propostas estratégias para a sua solução, assim como metas que se deseja atingir em relação aos problemas identificados.
D: executar
Definida toda a estratégia e metas, e hora da execução. Aqui, será necessária uma equipe devidamente capacitada para botar todo o plano em ação. Quaisquer informações relevantes, como dúvidas e dados, também deverão ser registradas ao longo do processo de execução para não deixar passar nada.
C: conferir
Nessa etapa, é hora de medir os resultados alcançados em relação às metas estipuladas no passo anterior, assim como conferir se o plano foi bem-sucedido ou não. Aqui, deverá ser feita uma comparação com o que foi planejado e os resultados atingidos.
A: agir
Essa etapa se refere a agir em relação ao que não saiu como esperado na etapa anterior, aplicando ações corretivas referente ao que não gerou bons resultados.
Caso todo o plano tenha sido bem-sucedido, essa fase servirá para dar início a um novo ciclo PDCA, pois como já mencionamos, o PDCA é um ciclo contínuo, não acabando quando termina. Assim, reiniciaremos o método para a lapidação daquilo que já deu certo e também para a manutenção de bons resultados.
Qual a importância do ciclo PDCA?
Com a constante manutenção de processos e identificação de erros que, por mais que sejam pequenos, podem ser prejudiciais para o bom ritmo da organização, o PDCA atua para o funcionamento saudável de uma empresa, já que dificilmente algum aspecto passará despercebido pelo RH.
O PDCA ainda ajuda a entender o que está funcionando e manter o seu bom ritmo ou também identificar o que não está funcionando, auxiliando a corrigir o que precisa ser corrigido.
O ciclo PDCA é uma excelente estratégia para uma organização que deseja permanecer nos conformes e ao mesmo tempo, colher os bons frutos resultantes de monitoramento constante de atividades dentro da empresa. Sua aplicação vale muito a pena para o seu negócio, por isso, não perca tempo e adote o quanto ante essa metodologia na sua empresa.
Gostou desse artigo? Então, acompanhe nossas páginas no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn para se informar ainda mais sobre as tendências do RH.
Rankdone: Plataforma de testes online, recrutamento e seleção para um RH ágil e moderno.
Selecione o melhor entre os melhores com a nossa plataforma de Recrutamento e Seleção.
[button link=”https://rankdone.com/” size=”default” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”9354f0″ textcolor=”000000″]EXPERIMENTE AGORA![/button]