Como otimizar o processo de seleção de pessoas?

Avatar do autor
Joyce Bambach Luiz
  • Ícone de um calendário
    6, abr, 2018
  • Ícone de um relógio
    3 min de leitura
  • Ícone de uma visualização
    413 Views
Navegue por tópicos
Compartilhar

Muitas vezes o processo de seleção demora muito mais do que o desejado, aumentando os custos, demandando muito tempo enquanto a vaga fica aguardando ser devidamente preenchida com o profissional adequado. Essa demora é bastante comum em processos seletivos tradicionais, hoje a tecnologia avança para dinamizar as etapas e chegar a um resultado ainda mais assertivo do que o esperado. Para muitos departamentos de recursos humanos pouco houve de evolução desde os anúncios feitos em portões de fábrica e muros, seguidos de publicações em jornais, que acumulavam centenas de pessoas para apenas uma vaga. Era preciso avaliar cada pessoa até chegar a triagens que levassem aos perfis mais adequados a procura. Hoje a evolução vem proporcionando uma dinâmica muito diferente desse tempo, principalmente com a inclusão de softwares para otimizar tempo e dinheiro. E tem sido ótimo para candidatos, empresas e recrutadores. Quer saber como otimizar o processo de seleção de pessoas? Veja nossas dicas abaixo.

Employer Branding

Ter uma boa reputação é fundamental para atrair talentos em processos seletivos. Num cenário tão competitivo quanto o atual, é preciso ter atrativos significativos que façam o candidato realmente desejar ocupar essa vaga e fazer parte do quadro de funcionários. Esse conceito se chama “employer branding”, definido em RH como um conjunto de técnicas que reforça a imagem da empresa como sendo boas empregadoras. Para concretizar esses conceitos o RH é o responsável por gerenciar as ações e deve se aliar também ao marketing, comunicação e assuntos corporativos. Eles identificarão os pontos mais fortes da empresa e que são mais atrativos para os novos talentos, assim como diferenciais dentro do mercado. Tudo para diminuir ainda mais a taxa de rotatividade e captar funcionários empenhados em fazer parte do grupo. Além da boa remuneração, a empresa também pode focar em oferecer oportunidades de aprendizado, planos de carreira, benefícios, flexibilidade de horários, ações sociais e um ambiente de trabalho amistoso e confortável. O RH pode indicar os itens mais procurados pelos possíveis talentos e o quanto essas escolhas podem impactar na procura de vagas.

Clareza nos objetivos da empresa

Para otimizar o processo de seleção de pessoas, não basta apenas identificar a necessidade de uma vaga, é preciso defini-la e, principalmente, saber que tipo de profissional deseja que a ocupe. São muitos os aspectos que precisam ser avaliados, como formação acadêmica, necessidade de cursos adicionais, se o profissional precisará de uma outra língua estrangeira para exercer o cargo, até motivos como distância da empresa e disponibilidade para viagens. Mas a análise também tem um foco cultural, já que o candidato precisa ser adequado a filosofia da empresa e as pessoas que fazem parte do corpo de funcionários. Só após todas essas definições será possível definir onde procurar esse profissional, quais as redes mais propícias a encontrá-los e onde haverá uma resposta mais imediata e qualificada.

Invista no digital

O meio digital pode se tornar um grande aliado para o RH, otimizando tempo e custos, agilizando o processo seletivo e dando mais segurança, tanto para a empresa quanto para os próprios candidatos. Mesmo que a dinâmica pareça simples, disponibilizar uma vaga e encontrar o candidato certo requer muita habilidade e empenho. Os mecanismos digitais disponíveis podem incluir testes de conhecimento e de análise comportamental do candidato. Ele pode acessar a plataforma indicada e fazer seu teste, que será imediatamente enviado para o recrutamento e analisado. Esses testes são muito úteis para otimizar o processo de seleção de pessoas, inclusive valorizando a marca com a demonstração de modernidade e velocidade nos resultados.

Conhecer o perfil e as competências do seu candidato

As técnicas utilizadas pelo RH devem realizar uma triagem nos currículos, mas sem perder o conhecimento sobre os candidatos disponíveis. Focar apenas em menções pode desperdiçar um candidato em potencial e prejudicar a seleção. Os testes de conhecimento e comportamento são ótimos para identificar detalhes não percebidos no currículo. Conhecer bem o candidato e o que ele tem a oferecer permite direcionar pessoas realmente adequadas a vaga. O que imediatamente reflete na otimização de tempo, de custos e de satisfação das partes. Além da possibilidade de diminuir ainda mais o índice de profissionais demitidos ou que pedem demissão por falta de adequação à vaga.Imagem Inserida
Compartilhar
Rankdone recomenda

Conteúdos para elevar o seu Recrutamento e Seleção!

Separamos os principais artigos sobre R&S para você!


Rankdone NewsLetter. Imagem de uma carta aberta com o logo da Rankdone na parte de cima
Inscreva-se para receber uma dose semanal de conteúdos grátis no seu e-mail!
plugins premium WordPress