Um dos principais desafios das empresas é, sem dúvida, a escolha dos melhores colaboradores e a formação das melhores equipes.
Qualquer profissional de RH, que trabalhe em como melhorar o processo de recrutamento e seleção de uma empresa sabe que a quantidade de variáveis que podem levar ao erro ou ao acerto são muitas.
Um candidato com um excelente currículo pode não ter a capacidade técnica que esse currículo sugere. Pode ter muita capacidade técnica e não se enquadrar nos valores da empresa ou ter um comportamento inadequado, que faça mal ao grupo.
Diante de tantas questões a serem equacionadas, agilidade se torna um ativo de alto valor. Um dos grandes objetivos a ser buscado é descobrir como melhorar o processo de recrutamento e seleção, mas como fazer isso?
Defina o perfil ideal para a vaga
Um bom profissional de RH é capaz de identificar modelos de equipe em que as peças se completem e aumentem a possibilidade de êxito no alcance dos objetivos. Tudo isso, claro, numa abordagem conjunta com os gestores de cada área.
Esse é um passo importante, mas que deve fluir para o processo de seleção tornando-o mais ágil. Bem definido o perfil, ele deve orientar todas as etapas do processo.
O ideal é que haja um sistema, relacionado a métricas de avaliação, que gere resultados automaticamente, a partir da alimentação de dados relacionados a cada item proposto com relação ao perfil buscado, como conhecimento técnico, características buscadas, características de liderança, alinhamento com os valores e cultura da empresa, etc.
Faça uma boa descrição da vaga
Quando a empresa tenta vender seus produtos, o maior desafio é encontrar as pessoas certas e entregar a mensagem adequada. Errar o alvo acarreta custo de tempo e dinheiro.
A mesma coisa é entrevistar a pessoa errada. Só vai servir para tomar tempo precioso, que poderia ser despendido em algo mais útil.
Por isso é importante fazer um job description detalhado, que, por si só, já seja eliminatório.
Anúncios com informações muito genéricas atraem públicos genéricos e tornam um processo de seleção ainda mais cansativo.
É necessário ser bem claro quanto às características desejadas em todos os canais em que a vaga será anunciada.
Use a tecnologia a seu favor
Além de possibilitar o desenvolvimento de um sistema que gere relatórios comparativos entre os candidatos, com base em parâmetros preestabelecidos, de forma ágil, a tecnologia pode auxiliar o RH em várias outras frentes.
Hoje já existem softwares que trazem a possibilidade de aplicar testes de conhecimento e psicológicos a seus candidatos, de maneira a fazer um processo de seleção mais rápido e assertivo, que facilitam a escolha de quem chamar para a entrevista.
Outra tecnologia que vem ajudando bastante em como melhorar o processo de recrutamento e seleção são as plataformas online que aproximam quem precisa contratar de quem deseja ser contratado.
O ideal é compartilhar um banco de dados em que o recrutador possa, através de filtros, chegar a uma amostragem de candidatos que atendam ao perfil procurado.
Prepare-se para a entrevista
Não é só o candidato que deve estar preparado para a entrevista. Ao candidato cabe se preparar para mostrar suas capacidades e apresentar seus diferenciais.
O entrevistador precisa estar preparado para induzir esse processo, tirando do entrevistado o máximo de informações úteis para apoiar a decisão do RH.
Além disso, o entrevistador deve ter programados os expedientes que usará para obter sinais que identifiquem padrões de comportamento.
Enfim, é fundamental seguir um programa, sem deixar, claro, de ter flexibilidade.
Gostou? Então confira essas 4 dicas para otimizar a triagem de currículos no processo de seleção!