Aprenda como fazer a gestão do capital intelectual da sua empresa

Avatar do autor
Joyce Bambach Luiz
  • Ícone de um calendário
    27, jul, 2018
  • Ícone de um relógio
    2 min de leitura
  • Ícone de uma visualização
    230 Views
Navegue por tópicos
Compartilhar

Nós já falamos por aqui sobre a importância do capital intelectual para uma empresa. Saber reconhecê-lo é um grande passo, mas não é o único: é preciso, também, fazer a gestão do capital intelectual da sua empresa.

Estratégias que priorizam esse aspecto dentro do empreendimento são decisivas para aumentar a valorização da empresa (e dos produtos) dentro do mercado. Para não falar que o ambiente de trabalho se torna muito mais confortável e, consequentemente, mais produtivo.

Os resultados finais em forma de lucro só são alcançados com esforço e planejamento. Veja, a seguir, como fazer a gestão do capital intelectual da sua empresa.

Capacitação de colaboradores

Equipes bem treinadas fazem serviços bem feitos! É claro que seus colaboradores já possuem as habilidades mínimas para suas respectivas funções, mas há sempre espaço para aprimoramento. E a empresa pode ajudar nisso diretamente.

Treinamentos são uma ótima maneira de capacitar e melhorar os talentos da equipe, além de trabalhar alguns pontos fracos, se for o caso. Esse é um investimento constante, mesmo que o quadro de funcionários não mude tanto. Mas, sim, é um investimento: o retorno virá a longo prazo, com a melhoria de todos os setores e clientes muito mais satisfeitos no fim das contas.

Reconhecimento e valorização dos colaboradores

É incrível a quantidade de gestores e gerentes que só apontam falhas dos colaboradores, mas nunca os acertos. Lembre-se de que você não é dono de ninguém – aquilo é um trabalho que pode ser permanente ou temporário. O funcionário tem tanto direito de escolha quanto a empresa.

Se você tem um bom talento em mãos, não o deixe ir embora por meras mesquinharias. Valorizar as pessoas faz parte de uma boa gestão do capital intelectual da sua empresa. Os benefícios incluem a redução do absenteísmo e do turnover, o que se traduz em otimização e economia de recursos.

Valorização da comunicação e cultura organizacional

Se você olhar ao redor, vai perceber o quanto a comunicação é importante na sociedade e o quanto está em falta atualmente. Aliás, não a comunicação em si, isso temos de monte; mas as boas técnicas comunicativas. Em uma organização, não se pode correr o risco de passar por um tipo de “telefone sem fio”.

Portanto, valorize e invista na comunicação organizacional. Destaque a importância da clareza nas informações, tanto as que vem de você quanto as que vem da equipe. Nesse último ponto, vale ressaltar que o feedback é muito relevante e pode inclusive gerar insights para melhoras em todos os setores.

Aprimoramento de recrutamento e seleção

A gestão do capital intelectual da sua empresa começa já na hora do recrutamento. Essa é uma atividade normalmente demorada para qualquer RH, mas ela pode ser aprimorada com o conceito de capital intelectual.

Identificar se os candidatos são pontuais, respeitosos ou se vestem bem pode ser interessante para os negócios, mas suas habilidades e competências é muito mais. Desenvolva testes, use ferramentas e faça uma avaliação aprofundada de cada perfil que se apresentar para entrevista.

Você conseguirá mapear os candidatos com mais facilidade nas próximas etapas e, por fim, saberá escolher o mais adequado para o cargo.

Compartilhar
Rankdone recomenda

Conteúdos para elevar o seu Recrutamento e Seleção!

Separamos os principais artigos sobre R&S para você!

Rankdone NewsLetter. Imagem de uma carta aberta com o logo da Rankdone na parte de cima
Inscreva-se para receber uma dose semanal de conteúdos grátis no seu e-mail!