Dia Internacional da Igualdade da Mulher

Origem

Nesta quinta, 26/08, comemora-se o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A celebração surgiu, originalmente, nos Estados Unidos. Há exatos 100 anos, em 26 de agosto de 1920, foi aprovada a 19ª emenda da constituição americana dando às mulheres o direito ao voto, tornando-se então um símbolo da luta pelo sufrágio feminino e por direitos civis.

Linha do Tempo – Conquistas de direitos das mulheres no Brasil

1827 – Meninas são liberadas a frequentar escolas (327 anos após a descoberta do Brasil);

1879 – Mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades;

1910 – O primeiro partido político feminino é criado;

1932 – Mulheres conquistam o direito ao voto (432 anos após a descoberta)

1962 – Mulheres casadas não precisam da autorização do marido para trabalhar. Porém, foi só com a Constituição de 1988 que ficou expressa a igualdade de direitos e deveres entre mulheres e homens (462 anos após a descoberta);

1977 – O divórcio se tornou uma opção legal no Brasil;

2006 – Lei Maria da Penha é sancionada;

2015 – Lei do Feminicídio é sancionada;

2018 – Importunação sexual feminina é considerado crime;

Esta linha do tempo tem o intuito de demonstrar a lenta  conquista feminina desde a descoberta do Brasil. Por exemplo, faz apenas 59 anos que as mulheres estão no mercado de trabalho.

O Brasil hoje

Mesmo com avanços na política, no esporte e no mercado de trabalho, ainda não atingimos, a igualdade salarial em comparação aos homens. No estudo realizado pelo IBGE de 2019, ele aponta que, mulheres que ocupam o mesmo cargo que os homens, realizando as mesmas funções, receberam em torno de 30% a menos nos seus ganhos. A diferença é ainda maior em cargos de maior rendimento.

Então para equilibrarmos esta balança precisamos estudar mais?

Apesar da disparidade, neste mesmo relatório, também em comparação aos homens, um número maior de mulheres tinha diploma da faculdade. Na faixa etária entre 25 e 34 anos, 25,1% das mulheres concluíram o nível superior, contra 18,3% dos homens, uma diferença de 6,8 pontos percentuais. Neste mesmo ano o Brasil ocupava o 92º lugar entre 152 países no relatório mundial de igualdade de gênero. Como ajuda na linha de avaliação baseada em conhecimento, a plataforma da Rankdone possui testes para candidatos que queiram avaliar seus conhecimentos. Ao errarem os testes, a Rankdone oferece feedback com materiais de estudo dos assuntos que errou.  Veja mais informações aqui: link.

Afeganistão: Retrocesso nos direitos das Mulheres pelas leis do Talibã

No domingo dia 15/08/2021 com a retirada das tropas americanas, o grupo extremista Talibã assumiu o controle do país Afeganistão, levando pânico  à população e um profundo desespero às mulheres afegãs Os poucos direitos que conquistaram durante 20 anos serão anulados, mas isso é pouco perto do que está por vir. Malala Yousafzai, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2014, sabe o que é viver sob comando do terror. Em 2012 ela tornou-se vítima do Talibã por querer estudar e foi baleada. Recentemente ela gravou um vídeo sobre a situação desesperadora que se encontram todos, especialmente mulheres e crianças, no Afeganistão.

Como ajuda da Rankdone às instituições humanitárias 

Tendo em vista este momento dramático que vive o Afeganistão, a Rankdone se propõe a contribuir para fundações e ongs que ajudam as causas humanitárias diretamente relacionadas ao Afeganistão, liberando por seis meses de uso gratuito da nossa plataforma de recrutamento e seleção. Acesse este formulário informando seu nome e instituição caso tenha interesse, preenchendo seu tipo de contribuição ao momento hoje do Afeganistão. 

Quer continuar atualizado a respeito dessas novidades indispensáveis para o setor de RH? Acompanhe nossas páginas no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn para se informar ainda mais.

Anterior 18 de Agosto: Dia do Estagiário - Vantagens e Desvantagens
Próxima Dia do (a) psicólogo (a)

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 186 posts

Gerente de Marketing e Relacionamento da 4Linux e da Rankdone, com mais de 11 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Dicas e novidades na área de Recursos Humanos | Blog Rankdone

4 dicas de hábitos para tornar o ambiente organizacional melhor

O fato que trabalhadores satisfeitos realizam melhor suas tarefas não é nenhuma novidade. Para obter tal satisfação, porém, não basta receber o salário ideal. É preciso contar com um bom

Recursos Humanos

Recrutamento Remoto: Saiba como encontrar bons talentos!

Recrutamento remoto: Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é que você não está limitado pela geografia ou pelo mercado de trabalho local para contratar. Ao incluir o trabalho remoto

Testes para RH

Seu teste de raciocínio lógico vai punir e excluir seus melhores candidatos.

É preciso usar testes de lógica somente onde ele adiciona valor. Hoje são pouquíssimos os casos para a maioria das vagas do mercado. Alguém pode pensar “nossa, uma plataforma de