KPIs de RH: Conheça os principais indicadores estratégicos

KPIs de RH: Conheça os principais indicadores estratégicos

Os KPIs de RH são importantes para identificar a necessidade de mudanças na estratégia de recursos humanos, assim como entender o que tem funcionado e continuar com o bom trabalho. No RH atual, não cabe mais apenas serviços operacionais, já que esse setor atua como uma engrenagem que faz com que toda uma organização funcione de maneira dinâmica e sincronizada, setor por setor.

Para que isso seja realizado efetivamente, é necessária uma abordagem estratégica do setor de RH, consistindo, principalmente, na avaliação de métricas. Entenda melhor sobre o tema a seguir.

 

O que são KPIs de RH?

Consiste em diversas medidas que visam avaliar o desempenho de RH em determinada organização, para isso, é criado um roteiro baseado em métricas para entender se as estratégias até então executadas têm atendido as expectativas da empresa.

Dependendo dos resultados obtidos, poderão ser realizados aprimoramentos ou melhorias na estratégia de RH da corporação, alinhados sempre com a missão, valores e objetivos da empresa para, assim, manter os níveis de performance no topo.

KPIs de RH – Quais são os principais indicadores estratégicos?
Há uma grande variedade de indicadores estratégicos para avaliar como anda o desempenho de RH da sua empresa. Veja quais são as principais.

 

1. Absenteísmo

Seus índices ajudam a avaliar como anda o nível de satisfação dos colaboradores. Se os índices de atrasos e faltas forem elevados, é provável que haja algo de errado. Assim, entender quais são os motivos de absenteísmo é a chave para identificar falhas no clima organizacional, questão relevante no setor de recursos humanos e chave primordial para um ambiente de trabalho satisfatório. Lembre-se: funcionário feliz produz mais.

2. Turnover

Baseado nos índices de rotatividade, podemos ter um indicativo de como anda a qualidade dos processos seletivos. O turnover pode ocorrer por diversos motivos, seja por falta de identificação com o cargo, falta de capacitação ou falta de alinhamento com a cultura da empresa. Todas essas nuances têm que ser avaliadas durante o processo seletivo para que não haja prejuízos com desligamentos mais para frente.

Os índices de turnover ainda podem ser um indicativo de necessidade de melhorias em aspectos como cultura organizacional, benefícios, salário, entre outros, por isso, use esse KPI de RH para investigar o que pode ser melhorado para a retenção de talentos.

3. Clima organizacional

Estar por dentro do clima organizacional da empresa auxilia a compreender os níveis de satisfação dos funcionários, o que permitirá desenvolver ainda mais o que tem gerado resultados, assim como aparar arestas. Uma dica é realizar pesquisas de satisfação entre os colaboradores através de perguntas objetivas para, assim, entender melhor como é a empresa na visão do funcionário.

4. Reclamações trabalhistas

Excelente métrica para avaliar como anda o fator humano na organização e se o cumprimento de medidas trabalhistas está sendo executado com rigor. Esse levantamento auxilia a empresa a andar sempre nos conformes com o que a lei exige, além de manter um tratamento digno aos seus colaboradores.

Cuidar desses índices ainda é de extrema importância para manter a boa imagem da empresa, pois reclamações trabalhistas sempre pregam muito mal para qualquer organização, além de afastar bons talentos.

5. Treinamento e aprendizagem

Esse KPI de RH tem relevância para entender o quão capacitado está o time da sua empresa. Dependendo dos resultados, haverá a necessidade de auxílio ao funcionário que não obteve um bom desempenho. Caso os resultados tenham sido satisfatórios, esse é um excelente ponto, pois além de indicar um funcionário capacitado, ainda há a garantia de disseminação de conteúdo entre os demais colegas, garantindo uma equipe alinhada e atualizada.

Em caso de treinamentos internos, a avaliação de aprendizagem pode ser executada através de testes, medida eficaz para entender se o treinamento teve eficácia ou não, e também para identificar quais funcionários tiveram maior êxito ou dificuldade.

Como pode ver, os KPIs de RH têm grande relevância para o sucesso de uma organização. Gerar resultados é importante, mas, mais importante do que isso, é pensar em como esses resultados serão gerados e, principalmente, mantidos. Assim, desenvolver métricas baseadas no fator humano é o caminho para alavancar os resultados de qualquer empresa.

Quer continuar atualizado a respeito dessas novidades indispensáveis para o setor de RH? Acompanhe nossas páginas no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn para se informar ainda mais.

 

Anterior Conheça os impactos da transformação digital no RH
Próxima Trainee: o que faz e por que é importante?

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 186 posts

Gerente de Marketing e Relacionamento da 4Linux e da Rankdone, com mais de 11 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Recursos Humanos

Conheça 3 plataformas de testes para gestores de RH

Todo profissional de RH conhece a importância do trabalho que o setor realiza dentro da empresa e como ele pode ser desafiador. Nenhum negócio se constrói sem a ajuda de

Recursos Humanos

Os fundamentos da mensuração psicológica: Entenda o que ela tem a ver com o RH

Sabemos que basta uma régua para medir o comprimento de um objeto ou uma balança para saber o peso deste mesmo objeto. Mas se o “objeto” for uma pessoa e

Dicas e novidades na área de Recursos Humanos | Blog Rankdone

3 dicas para reduzir o tempo de recrutamento e seleção de pessoas

Um processo seletivo de candidatos a uma vaga de trabalho com muitas etapas é ruim não apenas para a empresa, mas também para os candidatos. É necessário, então, reduzir o