Conheça o MASP: Mapeamento de perfil comportamental exclusivo da Rankdone.

Conheça o MASP: Mapeamento de perfil comportamental exclusivo da Rankdone.

O mapeamento de perfil comportamental aplicado nos processos seletivos pode gerar informações importantes para ajudar o recrutador em sua escolha. Ele colabora para a melhor distribuição do capital humano dentro da empresa possibilitando que os talentos sejam utilizados nas equipes e contextos certos, aumentando o desempenho profissional individual.

Com as informações obtidas em um mapeamento de perfil fica mais fácil realizar a correlação do perfil desejado com a vaga em aberto. Na Rankdone esta comparação pode ser feita de forma automática através do ‘matching’ entre o perfil desejado e definido pelo recrutador e o resultado do assessment do candidato.

A plataforma de recrutamento e seleção Rankdone é a única do mercado a oferecer aos seus clientes o mapeamento de perfil MASP. O M.A.S.P. – MAPEAMENTO APRECIATIVO SISTÊMICO DE PERFIL foi idealizado pela pesquisadora brasileira em comportamento humanos Susan Alberttoni e vem sendo refinado e aprimorado nos últimos 30 anos.

O assessment MASP, através de 5 perfis básicos representados através de cores ( Vermelho, Amarelo, Verde, Laranja e Azul) e de 10 perfis exponenciais, revela muito mais do que o tradicional Eixo do Perfil utilizando-se do conceito das inteligências múltiplas: cinestésica, emocional, linguística, espacial e lógica.

Com o MASP, o recrutador conhecerá as áreas de ATUAÇÃO que o candidato atingirá maior performace, o que mais o MOTIVA, onde estão seus PONTOS FORTES, seu estilo de COMUNICAÇÃO e LIDERANÇA e quais as principais ENTREGAS e DESAFIOS do perfil.

Susan Alberttoni é Master Coach e atua há mais de 35 anos no mercado nacional e internacional no desenvolvimento das organizações, grupos e pessoas em seus vários contextos. Nesta busca, por encontrar as pessoas certas para cada posição, onde elas apresentariam um desenvolvimento sustentável e resultados exponenciais, nasceu o MASP.

Conheça a origem do MASP por quem o criou.

No início dos anos 90, uma série de eventos criam uma inquietação sobre a teoria dos perfis de comportamento e os traços de personalidade: em 1989, o Encontro de Criatividade da Universidade de Buffalo nos EUA, a formação CPSI- Creative Problem Solving Institute, a Formação em Humanismo com Carl Rogers e em 1990, o Congresso de Criatividade na Costa Rica e a formação do Master Internacional em Criatividade ( Acocre ); todos estes eventos criam um debate que resulta em uma insatisfação diante dos Sistemas de Mapeamento de Perfil existentes, os quais não mais satisfaziam a abrangência, a perspectiva e a aplicabilidade.

Esta ‘efervescência’ dá origem a um longo e fascinante período de estudos, questionamentos e descobertas… , entre eles:

  • Os diversos especialistas do comportamento humano, como o filósofo Eduard Spranger, o psiquiatra Carl Gustav Jung e o psicólogo William Moulton Marston, e suas importantes teorias: dos valores, dos tipos psicológicos e DISC.
  • Margaret Mark e Carol S. Pearson que investigaram os arquétipos de Jung e estabeleceram 12 grupos comportamentais e suas características.
  • A teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.
  • A teoria Humoral desenvolvida por Hipócrates.
  • A Filosofia chinesa dos 5 Elementos e a perspectiva Oriental da Personalidade Humana.
  • A teoria das ciências do comportamento de Kurt Lewin.
  • A teoria dos traços de personalidade, A teoria da Psicologia das Cores
  • A Psicanálise, a Ontologia, a Neurociência e a Psicologia Positiva

Neste rico ambiente, nasceu os fundamentos do MASP. Foram 5 anos de estudos e em 1995 surge o “ MAPA DAS CORES” – como o MASP foi nomeado inicialmente – pois era pautado no uso das cores para identificar o perfil , por ser de compreensão universal, atemporal e ser facilmente absorvido em qualquer contexto da organização ou sociedade.

O MASP nasce como uma resposta para a busca simultânea da profundidade e da simplicidade; nasce com uma perspectiva de olhar a essência, as fortalezas, as potencialidades; sem negar as sombras, mas transformando-a em desafio para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, grupos e organizações. Pautado principalmente em uma perspectiva de nutrir o crescimento e o desenvolvimento, buscando orientar o caminho de descoberta de forma que cada pessoa possa ter a oportunidade de conhecer a sua melhor versão bem como os caminhos para sua expansão de forma a alcançar os mais elevados graus de performance.

Também dentro da perspectiva de efetividade, dispõe de um embasamento teórico bastante consistente para ofertar uma visão abrangente , clara e de fácil compreensão, podendo ser utilizado em vários processos de desenvolvimento, alinhamento e seleção, com excelente resposta para todos os envolvidos no processo.

No ano 2000, recebe a identidade final, sendo registrado como metodologia MASP: Mapeamento Apreciativo Sistêmico de Perfil.

Conheça mais sobre Susan Alberttoni, a criadora do MASP.

Susan Albertoni possui Certificações Internacionais de Coaching em: Apreciative Coaching; Master Executive; Master Ontologic; Psicoanálise Executive; Neurociência; Socioanálise Organizacional; Humanist Executive & Group Coaching; Positive Coaching; Investigação Apreciativa pela Case Wastern Reserve University / Weatherhead School of Management; Andragogia UCLA. Mentoria Estratégica & Facilitação Sistêmica pela International Association of Facilitator – AIF. Designer de Aprendizagem Sustentável. Certificação internacional em Liderança da Inovação-MIT; Certificação internacional em Dialogica Colaborativa-ICCP. Consultora em Governança e Desenvolvimento Organizacional. Anfitriã de Cultura Disruptiva e Master Coaching & Mentoria Estratégica. Autora do Sistema 4.0 – Sistema PAS, Sistema VOE e Sistema MENTHOR – composto de diversas metodologias fundamentadas em suas certificações internacionais e pesquisas voltadas para o desenvolvimento pleno do Ser em seus vários contextos. Membro da Whos Whos International. Membro da Comunidade Mundial de ART OF HOSTING.

Anterior Mapeamento de Competências: Saiba o que é e como elaborá-lo
Próxima Saiba o que é RH estratégico e porque você deve implantar na sua empresa

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 186 posts

Gerente de Marketing e Relacionamento da 4Linux e da Rankdone, com mais de 11 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Dicas e novidades na área de Recursos Humanos | Blog Rankdone

Saiba o que é Turnover e qual o impacto na organização

Os turnovers são inerentes em qualquer organização, mas dependendo dos seus índices, o que é natural pode se tornar um sério problema, não é à toa que a cada dia

Testes para RH

Testes de Soft Skills, Hard Skills e Fit Cultural para seu processo de Recrutamento e Seleção

Qual método você utiliza para fazer os testes de Testes de Soft Skills para os candidatos às vagas mais importantes da sua empresa? Seja você um empresário ou um profissional

Dicas e novidades na área de Recursos Humanos | Blog Rankdone

Entenda o que é o Tech Recruiter e qual a sua importância

A área de tecnologia e informação (TI), ao mesmo tempo que tem sofrido um “boom”, também tem tido baixa demanda de profissionais qualificados, e tal fato se acentuou com a