O que é Empowerment? Saiba qual a sua importância

O que é Empowerment? Saiba qual a sua importância

Você sabe o que é Empowement? Já leu o ouviu falar a respeito?

O meio corporativo tem sido tomado frequentemente por novas tecnologias. Para se ter uma ideia, o aplicativo de mensagens WhatsApp é utilizado por 70% das micro e pequenas empresas, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Tudo isso tem exercido grande influência no velho modelo de gestão centralizada, e é aí que entra o conceito de empowerment, método que tem forte relação com a presença de tecnologia, softwares e novas ferramentas no ambiente de trabalho.

 

O que é empowerment?

O empowerment vem do inglês, e significa empoderamento. O conceito representa a ideia de um modelo de gestão mais participativo e aberto. Isso traz como resultado equipes mais autônomas, diminuindo interferências do gestor.

Este método faz com que haja maior agilidade nas tomadas de decisões, sem deixar de lado a qualidade. Um equívoco perante um cenário cada dia mais otimizado pode gerar má reputação no mercado, daí a importância de adotar o conceito na sua empresa.

Trazendo um conceito de gestão descentralizado, o poder de todas as decisões não recai sobre uma única pessoa. Aqui, os colaboradores têm autonomia e capacitação na tomada de decisões e gerenciamento de tarefas. Isso significa que, ainda que exista uma hierarquia entre gestor e colaborador, estes têm maior liberdade para darem dicas e direcionamentos no dia a dia.

Sabendo que o empowerment é uma ferramenta estratégica, a sua aplicação em organizações que sejam focadas em desenvolvimento humano traz diversos benefícios operacionais.

 

Como o empowerment funciona?

O empowerment consiste em 4 princípios: poder (delegar tarefas), motivação (reconhecer o trabalho dos colaboradores), desenvolvimento (necessidade de captação contínua da equipe) e liderança (descentralizar decisões).

 

Por onde começar na implementação do empowerment?

1.      Melhore a comunicação organização

Como já foi explicado anteriormente, no empowerment, por mais que o gestor tenha mais experiência no assunto, é necessário que as ideias dos demais membros da equipe sejam ouvidas. Para isso, será necessário melhorar a comunicação organizacional. Sendo assim, é fundamental permitir que os funcionários sejam ouvidos. Uma boa dica é criar canais para a equipe deixar ideias, sugestões e observações.

2.      Reconheça o bom desempenho da equipe

Reconhecer o trabalho da sua equipe, valorizando suas participações nas tomadas de decisão, também faz parte do empowerment. O nível de satisfação no trabalho executado costuma ser tão importante quanto a estabilidade financeira, isso começa por um muito obrigado ou com uma comemoração por uma tarefa bem executada.

Saiba qual a importância do empowerment

 

3.      Incentive a opinião da equipe

Abra espaço para que os colaboradores opinem. Um líder que condena sugestões costuma ter profissionais que realizam um trabalho mediano, já que o fluxo criativo é limitado por medo de desagradar o gestor. Sabendo disso, permita que os funcionários apresentem soluções diferentes das quais você costuma adotar, pois, além do sucesso, as falhas também precisam ser reconhecidas como oportunidade de crescimento.

4.      Compartilhe suas visões de negócio

Por fim, compartilhar as informações sobre a empresa de modo estruturado e consistente faz com que a equipe entenda claramente seus valores, missão e visão de empresa, trazendo maior assertividade na busca desse objetivo.

O empowerment causa um grande impacto na cultura organizacional, por isso é importante aplicar essa estratégia aos poucos e aguardar os resultados com calma.

A sua implementação pode ser mais desafiadora para empresas que engatinham diante de novas tecnologias, porém, as constantes transformações globais exigem que ocorram mudanças, o que significa que até mesmo as empresas mais tradicionais precisarão se reinventar perante o cenário. Uma dica para você, gestor, é começar a pesquisar mais sobre o assunto para iniciar a implementação do empowerment na sua empresa, já que essa é uma tendência que promete permanecer no mercado de trabalho, pois como vimos, o empowerment está diretamente ligado com a tecnologia.

Quer continuar atualizado a respeito dessas novidades indispensáveis para o setor de RH? Acompanhe nossas páginas no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para se informar ainda mais.

 

 

 

 

Anterior Saiba o que é employer branding e como aplicar no seu setor de RH
Próxima 7 práticas para entrevistar candidatos à vaga de emprego

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 186 posts

Gerente de Marketing e Relacionamento da 4Linux e da Rankdone, com mais de 11 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Recursos Humanos

É possível mensurar fenômenos subjetivos?

Você que é profissional de RH sabe a importância de encontrar colaboradores que tenham o perfil aderente à cultura organizacional da empresa, não é? Pensando em explicar mais um pouquinho

Recursos Humanos

Como pequenas e médias empresas podem fazer processos de seleção e recrutamento mesmo sem um RH bem estruturado

Se existe uma coisa em comum entre todas as empresas, não importa qual seja seu segmento ou o seu tamanho, é que ela precisa contratar bons funcionários. E verdade seja

Dicas e novidades na área de Recursos Humanos | Blog Rankdone

Saiba tudo sobre recrutamento e seleção dentro das normas LGPD

Quando se trata de regulamentar políticas de uso de dados, é muito importante estar de olho nas últimas tendências e exigências. Neste cenário, é indispensável se informar acerca das normas