3 dicas para estruturar a gestão de pessoas em PMEs

Avatar do autor
Joyce Bambach Luiz
  • Ícone de um calendário
    31, ago, 2018
  • Ícone de um relógio
    3 min de leitura
  • Ícone de uma visualização
    313 Views
Navegue por tópicos
Compartilhar

O Brasil é o país que mais empreende no mundo. O que significa que a cada dia uma nova pequena ou média empresa entra no mercado. Mas nem todas elas conseguem conquistar o sucesso e acabam fechando ainda no primeiro ano.

Muitas são as razões para este fim, mas a falta de cuidados com a gestão de pessoas em PMEs, é sem dúvida, um dos fatores. Afinal, ainda há uma ideia de que somente grandes empresas devem desenvolver um departamento de recursos humanos.

Não se trata de criar um grande setor, mas sim de começar os esforços já com uma equipe de recursos humanos focada na gestão de pessoas em PMEs, a fim de garantir uma boa contratação de funcionários, programas de retenção e de desenvolvimento de equipes, sempre focando os objetivos e metas da empresa e no desenvolvimento de um futuro mais promissor.

É preciso ainda que o setor de gestão de pessoas seja ativo no cotidiano da empresa, buscando encontrar soluções para conquistar, reter e manter um grupo de funcionários que trabalha sempre com o mesmo objetivo: o sucesso da empresa.

A seguir, conheça 3 dicas infalíveis para deixar a sua gestão de pessoas em PMEs ainda mais eficiente:

Contratação

Contratar um novo funcionário é mais do que encontrar alguém que possua as características técnicas para determinada posição. É preciso saber buscar talentos que vão além do necessário, que compartilhem dos mesmos valores da empresa e que busquem evoluir dentro dela.

É preciso ainda apresentar a todos os candidatos, um plano de carreira consistente, com treinamentos e investimentos constantes, para que os talentos conquistados não sejam perdidos com o passar do tempo.

Outro ponto importante é com a integração das equipes, que deve funcionar de maneira harmônica, resultado que só é conquistado através da escolha inteligente de indivíduos que saibam trabalhar em conjunto.

Comunicação

Falhas na comunicação são comuns em empresas que não alcançam o sucesso. E esse também é um papel do departamento de gestão de pessoas em PMEs. É preciso focar na criação de canais diretos, na clareza da troca de informações, além é claro, na manutenção dos valores e objetivos centrais da empresa.

Cabe também à equipe de gestão de pessoas, trabalhar a fim de conseguir uma maior fluidez de informações entre equipes e departamentos diferentes, criando uma sinergia capaz de minimizar problemas e chegar mais rápido aos objetivos.

Uma comunicação bem feita é a melhor forma de assegurar que todos os colaboradores e equipes estejam alinhados no mesmo caminho.

Foco

Um dos segredos do sucesso de empreendedores que chegaram onde queriam é o foco. E não se trata somente do foco no resultado final, mas também em cada uma das pessoas que faz parte desse grande objetivo, buscando delegar atividades que se adaptem à cada um.

A gestão de pessoas em PMEs tem, portanto, o papel de manter alinhados os valores de cada pessoa do time, com os da empresa. Assegurar que todas as equipes estão atuando de acordo com o que é fundamental para o sucesso como um todo.

Investir em departamento especializado nesse tipo de trabalho, portanto, é fundamental, liberando assim o gestor de negócios, que na maioria das PMEs é o próprio dono, para atuar em seu core business.

A gestão de pessoas pode ser uma tarefa desafiadora e, por isso, te convido a entender como ter um RH estratégico na sua empresa

Compartilhar
Rankdone recomenda

Conteúdos para elevar o seu Recrutamento e Seleção!

Separamos os principais artigos sobre R&S para você!

Rankdone NewsLetter. Imagem de uma carta aberta com o logo da Rankdone na parte de cima
Inscreva-se para receber uma dose semanal de conteúdos grátis no seu e-mail!